Ateliê Artes e Movimento

Educação Infantil

De jornalista a Educadora

Tudo começou com trabalhos que desenvolvi como jornalista, sobre a Primeira Infância, para a ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, Unesco e Fundação Orsa, ocasião em que entrei em contato com muitos pesquisadores e organizações como o Instituto Avisa Lá e a Fundação Carlos Chagas. Depois me envolvi com o COPIPAZ - Comitê Primeira Infância na Cultura de Paz, formado pela Aliança pela Infância, Associação Monte Azul, Unesco, Unicef, Palas Athena e outros. A função deste comitê era disseminar informações sobre a cultura de paz aplicada a Educação Infantil, desde o parto humanizado.

Aí compreendi melhor a importância da qualidade emocional e dos estímulos na primeira infância, para a formação de um adulto saudável e integro.

A partir de minhas experiência como professora de dança, por mais de uma década, e com pintura de telas, resolvi "costurar" um projeto de arte educação destinado a educadores de crianças pequenas. A idéia era integrar o trabalho corporal e as artes plásticas (com produção de tintas naturais), com outras artes como a música e a literatura. Para isso, freqüentei, por um ano, um curso de multiplicadores da ONG Carmim, onde escrevi o Projeto Garatuja.

Valorizando Ceu Meninos nov. 2008 008.jpg oficina brinquedos 009.jpg oficina brinquedos 011.jpg

Em seguida foi convidada a fazer uma oficina de produção de tintas em um curso de multiplicadores da Aliança pela Infância. Me encantei pela seriedade do trabalho liderado, na ocasião, por Ute Cramer (idealizadora da Associação Monte Azul) e Adriana Friedmann. Passei a fazer parte deste movimento internacional me engajando no Projeto Cores da Paz,  primeiramente como arte educadora e depois dividindo a Coordenação com Giovana Barbosa. O projeto foi aplicado desde 2005 até 2010, na rede pública, para professores de crianças pequenas e em outros espaços e associações.

Cores Maranhão fev 2010 004.jpg Cores Maranhão fev 2010 034.jpg Cores Maranhão fev 2010 131.jpg

Em parceria com a Associação Morungaba formatamos o Projeto Valorizando quem Educa, para educadores de crianças, que partiu do Garatuja e foi acrescido de inúmeras colaborações de Claudia Passos, Christina Ribeiro e Renata Macedo Soares. Este projeto foi aplicado por dois anos e meio, nas turmas de Educação Infantil da Diretoria de Ensino do Ipiranga.

foto 1.jpg Imagem1.jpg estudo do esqueleto.jpg

Atualmente coordeno o Projeto "Arte, Educação e Cuidados com Crianças Abrigadas", da Aliança pela Infância, patrocinado pelo IMPAES - Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social. Para realizar este projeto fizemos uma parceria com o Instituto Fazendo História, junto ao Projeto Palavra de Bebê. Trata-se de uma Formação Continuada de Educadores de 8 abrigos da cidade de São Paulo.

Também em 2013 passei a pertencer ao Conselho Consultivo da Aliança pela Infância, a coordenar a turma do Infantil I da Associação Educacional Arte de Ser e também a dar aulas de arte para bebês no Espaço Mamusca.

Em 2014 passei a fazer formação continuada de educadores  na Associação Arte de Ser.

Formação em Educação Infantil

Tive uma extensa formação em dança, passando por Halina Biernacka, Ruth Rachou, Ismael Guiser, Maria Duchenes, Klaus Vianna e Rainer Vianna. Dei aulas desta linguagem por cerca de 15 anos.

Participei de cursos de capacitação de professores no Instituto Tomie Otake e do curso Arte e Conhecimento na Escola, com o Prof. Dr. Lino de Macedo e Profa. Monique Deheinzelin, no Centro Universitário Maria Antonia.

Me formei em Eutonia.

Fiz a capacitação "Infância Vivenciada", baseada em princípios da Pedagogia Waldorf.

Participei da Formaçao "A importância dos Cuidados na Primeira Infância", sobre a abordagem de Emmi Pikler, com as especialistas Myrtha Hebe Chokler e Sylvia Baldino Nabinger (julho 2010).

Cursei a Pós Graduação: Especialização em Educação Infantil, no Instituto Superior de Educação – ISE (Julho 2011).

Grupo de estudos sobre  a abordagem de Emmi Pikler, junto à equipe do Projeto Fazendo História (desde março de 2012).

No primeiro semestre de 2013 ministrei o curso de extensão universitária “Subsídios para compreender a linguagem corporal da criança de 0 a 3 anos” utilizando abordagem Emmi Pikler e linguagem da Eutonia.

Em junho de 2013  fui para Budapeste conhecer a Associação Emmi Pikler, onde participei do curso “Difficult for the child, difficult for the adult”, com Anna Tardos e sua equipe.